Glossário MDZS

maio 31, 2019 MoDaoZuShiBrasil 7 Comments



Amuleto do Tigre Estígio: Ferramenta criada por Wei WuXian, feita de metal, usada para controlar/comandar criaturas sobrenaturais. "Estígio" faz referência ao mitológico rio Estige, localizado na entrada para o "Mundo Inferior".


Arranjo: Formação mágica desenhada no chão para lançar feitiços.
Arranjo de sangue
Arranjo de talismãs

Arranjo labirinto: Arranjo utilizado para confundir senso de direção de uma pessoa, a fim de prendê-la em algum lugar.

Bandeira de Atração Espiritual: Bandeira pintada com encantamento para atrair seres sobrenaturais.


Bolsa Prende-Espírito: Bolsa mágica que tem a capacidade de guardar espíritos.

Bolsa Qiankun: Saquinho dimensional, no qual cabe uma grande quantidade de itens, sem alterar seu tamanho externo. Uma variação disso são as “mangas Qiankun”, que são basicamente quando os bolsos internos das mangas de um robe cultivacional são transformados de modo a terem a mesma funcionalidade da bolsa Qiankun.

Bússola do Demônio: Ferramenta criada por Wei WuXian, usado para apontar a direção de energia sombria/criaturas sobrenaturais.

Cadáver Alterado: Cadáver que foi reanimado, geralmente por interferência humana.

Cadáver Ambulante: Cadáver Alterado de baixo nível; consegue se mover, mas não é muito ágil e não representa muito perigo.

Cadáver Feroz: Tipo de Cadáver Alterado que apresenta comportamento violento.

Cadáver Vivo: Pessoa viva, infectada por veneno de cadáver. Tem aparência bastante parecida com Cadáveres Ambulantes (não piscam, não comem, não dormem, etc.), sendo diferenciados destes pelo fato de ainda respirarem.

Clã: Família relacionada por sangue. Dentro de uma Seita, o Clã é composto pela família descendente do fundador, geralmente tendo mais privilégios e renome do eu os demais membros.

Conversão: Transformação de um cadáver em Cadáver Ambulante ou Cadáver Feroz.

Corta-Manga: Termo usado como sinônimo para "homem homossexual". Termo originário da história antiga de um imperador homossexual. Quando o imperador acordou, um dia, seu amante ainda estava dormindo, pousado sobre a manga de seu robe. Portanto, ele cortou a manga ao sair da cama, para que seu amante não fosse despertado.

Cultivo/Cultivação: É o processo de melhorar a saúde, aumentar a longevidade e a força. Isto acompanha o treino de Qi e o treino de artes místicas e marciais.

Cultivador: Alguém que treina artes místicas e marciais, geralmente para se tornar poderoso e aumentar sua longevidade. Meditação e cultivação de Qi são práticas comuns entre cultivadores.

Cultivador Desgarrado: Cultivador que não pertence a nenhuma seita e cultiva sozinho.

Desvio de Qi: Desordem fisiológica ou psicológica que acontece quando um cultivador faz uso de métodos "impróprios" ou técnicas imperfeitas.

Duas/Dois Jades: Refere-se a duas pessoas especialmente boas em algo, geralmente em um nível igual.

Encantamento de Espada: Encantamento proferido para comandar ou invocar a espada de alguém.

Estilo do Selo: Uma "fonte" ou tipo de texto usado pelos chineses durante a Dinastia Qin. Basicamente, é uma escrita mais complicada de se entender.

Face: Termo usado para se referir à reputação de alguém. Se a pessoa “não tem face/perdeu face” significa que tem uma reputação ruim ou que teve sua reputação ferida/manchada. No mesmo sentido, diz-se que a pessoa tem “face fina” quando tem uma boa reputação e zela por ela; ou que ela tem a “face grossa” quando a pessoa é cara de pau, falando e agindo sem se importar muito com o resultado.

Gege: Significa "irmão mais velho" (é como um equivalente do "hyung/oppa" coreano ou do "onii-san" japonês). Dependendo da entonação, pode ser considerado como uma forma de flerte chamar alguém assim.

Ghoul aquático: cadáver reanimado de pessoa que morreu afogada e permanece assombrando as águas onde faleceu.

Guqin: Tipo de cítara de origem chinesa.

Imortal: Ser celestial que nasceu imortal ou adquiriu a imortalidade através de práticas de cultivação.

Incenso: Material aromático que libera fumaça com fragrâncias quando queimado. Usado em cerimônias religiosas, para se curar em meditações, e outras diversas atividades culturais.

Inédia: Prática que permite ao usuário não necessitar de comida/nutrição por um longo tempo.

Irmãos jurados: Pessoas ligadas fortemente através de um juramento. Em MDZS/GDC, temos a Tríade Venerada, composta por Nie MingJue, Lan XiChen e Jin GuangYao.

Jingshi: Traduz-se literalmente como "quarto do silêncio/quietude".

Mingshi: Traduz-se literalmente como "quarto da escuridão/do mal".

Nome de nascimento: Nome recebido ao nascer. Na China antiga, não se pronunciava o nome de nascimento das pessoas, a menos que se fosse da mesma idade e fosse alguém próximo/íntimo; por outro lado, era considerado desrespeitoso chamar uma pessoa mais velha por seu nome de nascimento.

Nome comum/ de cortesia: Um "segundo" nome dado pelos pais, para ser pronunciado livremente pelas pessoas.

Núcleo Dourado: Núcleo formado pelo cultivador, após ter cultivado até certo ponto. Pode armazenar ou controlar energia espiritual. Depois de formar esse núcleo, o nível de cultivação do cultivador se eleva em rápida velocidade e se torna cada vez melhor.

Parceiros de Cultivo/Cultivação: É quando dois cultivadores praticam cultivação juntos, termo basicamente associado a se tornarem um casal e se casarem.

Qi: A energia vital que existe em todas as coisas.

Qiao: Refere-se a uma abertura na cabeça de uma pessoa. Os "qiqiao" (sete qiaos) são: olhos, ouvidos, narinas e boca.

Sabre: Lâmina curva de um gume. Mais pesado e de alguma forma mais brutal do que as elegantes espadas.

Seita: Organização dedicada à prática e ensino da cultivação (como uma escola), cujos membros podem estar ou não relacionados por sangue. O núcleo principal da seita é formado pelo clã (família) de seu fundador. É geralmente liderada por um Líder de Seita ou Patriarca.

Selar/Selamento: Aplicação de certa quantidade de poder em um objeto ou pessoa, impedindo-os de usarem um ou mais de seus poderes.

Selo de mãos: Uma série de gestos manuais, usados para lançar feitiços (algo como acontece no mangá/anime Naruto).

Shidi: “Irmão” cultivador mais novo (não relacionado por sangue).

Shijie: “Irmã” mais velha cultivadora (não relacionada por sangue).

Shimei: “Irmã” mais nova cultivadora (não relacionada por sangue).

Shishu: “Tio” cultivador (não relacionado por sangue).

Shixiong: “Irmão” cultivador mais velho (não relacionado por sangue).

Título: Nome escolhido pela própria pessoa ou por outras, que impõe mais respeito e é pronunciado de forma geral especialmente pelos mais jovens. É, muitas vezes, acompanhando (no caso dos homens) pelo sufixo "-jun/zun" (significa cavalheiro/homem de caráter nobre).

Tom de Erradicação: Seu significado literal é "som capaz de superar obstáculos". Produzido com uma guqin, geralmente é utilizado como um método de ataque.

Xiao: Tipo de flauta vertical de origem chinesa.

Xiong: Sufixo adicionado em nomes masculinos e que significa “irmão mais velho” (ou, mais resumidamente, “irmão”). Não é utilizado com um irmão relacionado por sangue, e sim com outros rapazes mais velhos, visto que é considerado desrespeitoso se referir e/ou se dirigir a alguém mais velho pelo nome.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, Mo Dao Zu Shi é livro (novel). As outras mídias (animação, live-action, uadrinhos, etc.) são adaptações.

      Excluir
  2. Oiii, muito obrigada por disponibilizar esse guia! Eu tenho uma dúvida... Sobre o titulo, no das mulheres tem algum que sufixo é utilizado pra substituir o Jun?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, não sei te informar se existe um correspondente feminino.

      Excluir
  3. sou novata nessa modalidade. Achei elucidativo as explicações acima ....na novela me perguntava : Porque coelhos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coelhos correspondem a homossexualidade, pelo que eu vi. Por isso WanJi ama coelhos... Mais ou menos isso

      Excluir
  4. Eu vindo aqui estudar uns termos para colocar na minha novel. Kskska Muito obrigada pela publicação ☺️🌸

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele ficará visível em breve~ ;)